segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Com mistura de estilos musicais, festival “Portal da Amazônia” agitou Vilhena

Do rock a música clássica, rolou de tudo na primeira edição do festival “Portal da Amazônia” realizado na noite do sábado, 7, na Praça Ângelo Spadari, em Vilhena. O evento foi promovido pelo grupo cultural Serpentário Produções, e contou com 10 artistas, que apresentaram canções autorais e não autorais.

Os participantes do festival soltaram a voz e conquistaram o público formado por pessoas de todas as idades, inclusive crianças, que lotaram a praça para acompanhar as apresentações.

domingo, 18 de outubro de 2015

Festival de música será realizado em Vilhena

No dia 7 de novembro o Serpentário Produções vai realizar o "Festival de Música Portal da Amazônia”. O evento vai acontecer na Praça Angêlo Spadari no centro da cidade de Vilhena, a partir das 16 horas.

O evento vai contar com 10 apresentações de várias bandas e músicos locais de Rondônia, de vários estilos, entre eles rock, Hip Hop, MPB e música clássica.

Confira o que rolou no projeto “Requilombo: arte das ruas”



Se liga aí no que rolou no Projeto “Requilombo: arte das ruas”, um pequeno vídeo do que aconteceu nesse projeto que foi realizado pela equipe de produção do Serpentário Produções, e foi contemplado pelo Prêmio Cultura Hip Hop 2014 da Fundação Nacional de Artes – Funarte e do Ministério da Cultura. (melhor visualização em 1080p)

domingo, 4 de outubro de 2015

Projeto “Requilombo” leva oficinas da cultura Hip Hop a jovens de Rondônia

O projeto "Requilombo: arte das ruas" ofereceu gratuitamente oficinas de discotecagem, rap, break ,dança de rua e grafite para jovens alunos de escolas dos municípios  Vilhena, Cabixi e Pimenteiras do Oeste  em Rondônia.
As oficinas tiveram inicio na quinta-feira, 1, na escola Inácio de Castro de Pimenteiras do Oeste, e contou com a participação e alunos do município de Cabixi. Na sexta-feira,2, foram realizadas as oficinas em Vilhena.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Projeto incentiva cultura Hip Hop no Cone Sul de Rondônia

Com objetivo de incentivar e contribuir para a consolidação e o fortalecimento das expressões culturais do Movimento Hip Hop no Cone Sul de Rondônia será realizado no mês de outubro em Vilhena e Pimenteiras do Oeste o projeto "Requilombo: arte das ruas".

A iniciativa prevê a realização de oficinas gratuitas de discotecagem, rap, break (dança de rua) e grafite para alunos das escolas Zilda da frota Uchôa de Vilhena e alunos da escola Inácio de Castro de Pimenteiras do Oeste. Além disso, também serão realizadas palestras ligadas a valorização dá cultura Hip Hop.

sábado, 5 de setembro de 2015

Documentário vilhenense será exibido no Festival de Praia de Pimenteiras


O documentário “Rio da Fé”, que tem como tema a Festa do Divino Espírito Santo em Pimenteiras do Oeste (RO), no Cone Sul de Rondônia, será exibido no Festival de Praia que será realizado no município.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Mostra de cinema ambiental atendeu 600 alunos em Vilhena

A primeira edição da “Mostra Cinema: Verde na Tela” realizada entre os dias 14 a 18 de agosto, nas escolas públicas de Vilhena atendeu 600 alunos, informou o coordenador do projeto cultural, o fotógrafo e agente cultural Washington Kuipers de Moraes.

Corumbiara: Exposição de fotografias em 3D atraiu jovens e adultos

No sábado, 08, de agosto a população de Corumbiara recebeu a primeira exposição de fotografias em 3D do Cone Sul, chamada “Corumbiara 3D”. A mostra trouxe imagens do cotidiano da cidade em seus aspectos urbanos e rurais.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Documentário sobre a Festa do Divino já está disponível no Youtube

O documentário ‘Rio da Fé’, produzido pelo grupo cultural vilhenense Serpentário Produções, já está disponível na íntegra no Youtube. A obra retrata a história desta tradicional manifestação religiosa realizada em maio de 2015, no município de Pimenteiras do Oeste, Rondônia.
O documentário tem duração e cerca de 20 minutos, o filme retrata a preparação, o cortejo das procissões, as missas da festa.  A equipe de produção do Serpentário Produções formada pelos agentes culturais Flávio Godoi, Andréia Machado, Washington Kuipers e Marcio Guilhermon acompanhou os sete dias de duração da festa registrando todas as etapas e entrevistando personagens envolvidos direta e indiretamente com o evento.
A festa é uma tradição centenária, ainda atrai devotos de vários pontos do estado de Rondônia e também da Bolívia. Durante o festejo a cidade de Pimenteiras recebeu centenas de fiéis que participaram das procissões e missas na casa dos fiéis do município.
A produção do documentário, conta com apoio da Fundação Palmares, referência em apoio às produções voltadas para a valorização da cultura negra brasileira.  A equipe que se dedica a produções de projetos culturais informou que já está elaborando um documentário sobre questões indígenas para realizar.

Veja o documentário no link abaixo:


Sobre o Serpentário Produções

O Serpentário Produções realiza projetos culturais desde 2009 no estado de Rondônia. Desde a fundação, o grupo já realizou vários projetos culturais patrocinados pelo Ministério da Cultura, Fundação Palmares, Fundação Nacional das Artes (Funarte) e Banco da Amazônia.
Os projetos realizados pelo Serpentário Produções valorizam as tradições locais e regionais, pois eles proporcionam através do resgate de suas historias, a visão do próprio protagonista da historia da Amazônia Legal. A preservação da memória material e imaterial faz com que as pessoas comecem a produzir mais produtos culturais e mostrasse mais orgulhando de sua historia, de suas manifestações culturais.
O trabalho do grupo Serpentário Produções pode ser acompanhado pela página da internet: https://www.facebook.com/serpentarioproducoes ou http://serpentarioproducoes.blogspot.com.br/.

Texto e fotos: Assessoria


Mostra de cinema ambiental será realizada em escolas de Vilhena


No mês de agosto será realizada nas escolas de Vilhena, RO, a primeira “Mostra Cinema: Verde na Tela”, que tem como objetivo contribuir com a reflexão crítica sobre as questões ambientais, utilizando o audiovisual como ferramenta geradora de informação e transformação socioambiental na educação.
Segundo o coordenador do projeto cultural, o fotógrafo e agente cultural Washington Kuipers de Moraes, a mostra será realizada nas escolas estaduais do município Marechal Rondon, Alvares de Azevedo e Zilda da Frota Uchôa.
A “Mostra Cinema: Verde na Tela” é realizada pelo grupo de agentes culturais ‘Serpentário Produções’ e conta com patrocínio do Banco da Amazônia e do Governo Federal.
De acordo com o coordenador do projeto, a meta é atender cerca de 600 alunos, nas atividades do projeto. “Serão realizadas várias atividades nas escolas, como exibições de filmes com a temática ambiental, palestras sobre a importância de se preservar o meio ambiente e oficinas de produção de cinema”, explica Washington.
Washington acredita que o projeto vai ajudar os alunos a expressar ideias, sensações, opiniões; a se conectar com a comunidade, sensibilizando a todos sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

Sobre o Serpentário Produções


O Serpentário Produções realiza projetos culturais desde 2009 no estado de Rondônia, na Amazônia Legal. Desde a fundação, o grupo já realizou vários projetos culturais patrocinados pelo Ministério da Cultura, Fundação Palmares, Fundação Nacional das Artes (Funarte) e Banco da Amazônia.
A equipe de produção, formada pelos agentes culturais Flávio Godoi, Andréia Machado, Washington Kuipers e Marcio Guilhermon.
Os projetos realizados pelo Serpentário Produções valorizam as tradições locais e regionais, pois eles proporcionam através do resgate de suas historias, a visão do próprio protagonista da historia da Amazônia Legal. A preservação da memória material e imaterial faz com que as pessoas comecem a produzir mais produtos culturais e mostrasse mais orgulhando de sua historia, de suas manifestações culturais.
O trabalho do grupo Serpentário Produções pode ser acompanhado pela página da internet: https://www.facebook.com/serpentarioproducoes ou http://serpentarioproducoes.blogspot.com.br/ .

Texto: Assessoria
Fotos: Divulgação


Exposição de fotografias 3D será realizada em Corumbiara

A iniciativa inédita será feita em memória aos 20 anos do massacre pelo grupo cultural ‘Serpentário Produções
Em memória aos 20 anos do Massacre de Corumbiara, o município, localizado no Cone Sul de Rondônia, recebe no dia 08 de agosto uma exposição de fotografias em 3D, que abordam o cotidiano da cidade, em seus aspetos urbanos e rurais.
A exposição, chamada ‘Corumbiara 3D”, é realizada pelo grupo de agentes culturais ‘Serpentário Produções’ e conta com patrocínio do Banco da Amazônia e do Governo Federal. De acordo com o idealizador do projeto, o jornalista Flávio Godoi, o evento é uma forma de mostrar a rotina da população 20 anos após o trágico episódio.
“O Massacre de Corumbiara marcou o Estado e o Brasil, e em 2015 completa duas décadas do ocorrido. A exposição tem o objetivo de realçar a dignidade e a confiança da população de Corumbiara mostrando os valores do trabalho individual e coletivo. Além de revelar o espaço em que eles vivem e que às vezes nem se dão conta de sua importância”, explicou Godoi.
O projeto é inédito na região. Ao todo serão 30 fotografias em três dimensões cujos visitantes, que terão entrada franca, vão receber individualmente um óculos 3D para visualizar as imagens. “Desta forma pretendemos gerar perspectivas de futuro para a população que é bastante carente, além de aproximá-los das novas tecnologias como a fotografia 3D”, observou o jornalista.
O Massacre
Com cerca de nove mil habitantes Corumbiara ganhou fama de uma forma pouco amigável com o episódio conhecido como O Massacre de Corumbiara, ocorrido em 9 de agosto de 1995, que em 2015 completa 20 anos. Dezenas de sitiantes foram mortos após intervenções da polícia em conflitos agrários. Desde então o município busca superar o incidente.
Sobre o Serpentário Produções
O Serpentário Produções realiza projetos culturais desde 2009 no estado de Rondônia, na Amazônia Legal. Desde a fundação, o grupo já realizou vários projetos culturais patrocinados pelo Ministério da Cultura, Fundação Palmares, Fundação Nacional das Artes (Funarte) e Banco da Amazônia.

A equipe de produção, formada pelos agentes culturais Flávio Godoi, Andréia Machado, Washington Kuipers e Marcio Guilhermon.
Os projetos realizados pelo Serpentário Produções valorizam as tradições locais e regionais, pois eles proporcionam através do resgate de suas historias, a visão do próprio protagonista da historia da Amazônia Legal. A preservação da memória material e imaterial faz com que as pessoas comecem a produzir mais produtos culturais e mostrasse mais orgulhando de sua historia, de suas manifestações culturais.
O trabalho do grupo Serpentário Produções pode ser acompanhado pela página da internet: https://www.facebook.com/serpentarioproducoes ou http://serpentarioproducoes.blogspot.com.br/ .

Texto: Assessoria

Fotos: Divulgação 

domingo, 21 de junho de 2015

Documentário sobre Festa do Divino é produzido pelo Serpentário Produções



O Serpentário Produções produziu o documentário "Rio da Fé", que retrata a tradicional festa do Divino Espírito Santo. A festa foi realizada  no mês de maio na cidade de Pimenteiras do Oeste, que contou com a participação de fiéis de todo o estado de Rondônia. 

O documentário tem como objetivo contribuir para a valorização da cultura do estado, pois a festa Divino Espírito Santo no Rio Guaporé é o segundo festejo religioso mais antigo da Amazônia, e já têm 121 anos. A produção do documentário conta com apoio da Fundação Palmares. 

A previsão e que o documentário seja lançado no mês de julho de 2015, e que seja disponibilizado de na internet. 

O Serpentário Produções realiza projetos culturais desde 2009 no estado de Rondônia, na Amazônia Legal. Desde a fundação, o grupo já realizou vários projetos culturais patrocinados pelo Ministério da Cultura, Fundação Palmares, Fundação Nacional das Artes (Funarte) e Banco da Amazônia. 

Confira o trailer do documentário


Projetos do Serpentário Produções são contemplados com patrocínio do Banco da Amazônia



Os projetos "Corumbiara 3D" e "Mostra Cinema: Verde na Tela" do Serpentário Produções foram contemplados com patrocínio do Banco da Amazônia 2015. 

O projeto da “Mostra Cinema: O Verde na Tela” tem como objetivo contribuir com a reflexão crítica sobre as questões ambientais, utilizando o audiovisual como ferramenta geradora de informação e transformação socioambiental na educação.  O projeto será realizado em Vilhena(RO).

A mostra será realizada em agosto, e vai contar com exibições de 15 filmes com a temática ambiental, três palestras sobre a importância de se preservar o meio ambiente e três oficinas de produção de cinema em três escolas de Vilhena, sendo três públicas em bairros periféricos: Zilda da Frota Uchôa, Maria Arlete e Marechal Rondon. A meta do projeto é atender cerca de 600 alunos, nas atividades do projeto. 

Já o "Corumbiara 3D"  vai realizar uma exposição de fotografias em Corumbiara (RO), e tem como objetivo estimar a criação e valorização da cultura no município. 

Projeto de valorização da cultura negra do Serpentário Produções recebe prêmio da Fundação Palmares


A Fundação Cultural Palmares (FCP-MinC) e a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/Ministério da Cultura (SCDC/MinC) divulgaram o resultado do Prêmio de Culturas Afro-brasileiras, e o projeto Reconstruindo o Quilombo, realizado pelo Serpentário Produções foi um dos premiados.

O prêmio reconhece e apoia iniciativas culturais de comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana e outros coletivos negro.

O projeto do Serpentário foi realizado em Pimenteiras do Oeste (RO), com objetivo de valorizar a cultura negra em Rondônia. Foram oferecidas oficinas de danças e capoeira para valorizar a cultura negra, entre elas de break , (dança de rua) dança do congo, além de palestras educativas culturais, visitas e debates. Cerca de 150 alunos da escola pública Inácio de Castro, participaram das atividades gratuitamente.


Serpentário Produções recebe prêmio por incentivar cultura Hip Hop em Rondônia



O grupo informal Serpentário Produções foi o único vencedor de Rondônia do Prêmio Cultura Hip Hop 2014 da Fundação Nacional de Artes – Funarte e do Ministério da Cultura .O prêmio é o resultado de um trabalho realizado com seriedade e criatividade! Em breve serão oferecidas novas oficinas para fomentar a o movimento Hip Hop em Rondônia.

Sobre o prêmio

De acordo com a Funarte, o prêmio teve como objetivo contribuir para a consolidação e o fortalecimento das expressões culturais do Movimento Hip Hop, visando à sua continuidade, incentivando artistas, grupos e comunidades praticantes das diferentes linguagens do gênero no Brasil.

O objetivo do prêmio também é estimular e valorizar as iniciativas do gênero, considerando, sua influência no modo de vida da juventude, através da divulgação de suas expressões culturais; da ampliação da sua visibilidade; e do fortalecimento de sua identidade cultural. O Prêmio tem, ainda, como metas, estimular ações inovadoras no âmbito dessa linguagem artística; incentivar a participação das pessoas que se destacam na ação e no protagonismo, nessa manifestação, na elaboração e no desenvolvimento de ações.