Um
sonho de criança que se transforma em trabalho profissional. É o que acontece
com a maioria das referências no mundo dos quadrinhos. Com o jornalista Flávio Godoi
não foi diferente. Desde pequeno, sempre gostou de super heróis do mundo dos gibis
e decidiu fazer dessa paixão uma oportunidade para retratar as lendas,
histórias da Amazônia através da produção de uma revista em quadrinhos (HQ)
contando a história da ferrovia Madeira Mamoré de uma visão repleta de
aventuras e suspense que tem como título “A Ferrovia do Diabo – A Lendo dos
Olhos de Diamante”.
Segundo
Flávio, a revista tem como objetivo comemorar o centenário de construção da
Estrada de Ferro Madeira Mamoré. “Desde pequeno ouvia minha mãe e meu tio
contando lendas da ferrovia. Achava muito legal e percebia que muitas pessoas
não davam importância para esse acontecimento tão importante para Rondônia.
Pretendo fazer uma homenagem a esta obra grandiosa finalizada no início do século
passado”, explica.
Atualmente
as histórias em quadrinhos são lidas por 30% dos leitores do País, segundo a 3ª
edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011 pelo
Instituto Pró-Livro (IPL). O dado representa um aumento em relação a 2007,
quando eram 22%. As HQs ficam à frente até mesmo de textos escolares, de
internet e de livros digitais, abaixo apenas de revistas, livros, jornais e
livros didáticos em número de leitores. Os números refletem a penetração desse
tipo de história em públicos de diversas faixas etárias e sustentam os
argumentos de quem defende sua utilização em outros ambientes, como a escola. Pensando nesse fato Flávio criou a HQ voltada
para o público adolescente, para aliar assim conhecimento e diversão para
garotada vilhenense.
O
projeto está sendo patrocinado integralmente pelo Edital de Patrocínio Banco da
Amazônia 2012, na categoria de cultura voltado para projetos de literatura priorizados
projetos com temáticas da cultura dos estados da Amazônia Legal que não têm encontrado
espaço de inserção nas diversas formas de distribuição e comercialização. “A
revista vai incentivar à leitura e também
a formação de novos leitores valorizando a cultura amazônica’, explica Flavio.
Essa
não é a primeira vez que Flávio foi contemplado pelo edital de patrocínio do
Banco da Amazônia, no ano passado ele também foi contemplado, mas na categoria
ambiental, onde realizou o projeto “Educação Ambiental, para um futuro melhor”,
que foi uma campanha cidadã que atuou com diversas ações de comunicação
comunitária junto às famílias residentes às margens do Rio Pires de Sá
localizado em Vilhena. O projeto teve como objetivo desenvolver ações
preventivas e educativas e culturais em saúde ambiental, proporcionando
informações sanitárias, visando à qualidade de vida das famílias e a diminuição
dos impactos ambientais. Flávio conta que dentre as ações do projeto foram
realizadas visitas domiciliares para entrega de folders e panfletos e cartilhas
educativas, além de palestras.
Flávio
revela que a ideia de contar um pouco da história da Madeira Mamoré na forma de
historia em quadrinhos era algo que já almejava há anos. “Há mais ou menos três
anos pensei no roteiro da história pela primeira vez e queria publicá-la de
alguma forma. O modelo HQ foi escolhido por mim por ser algo que gosto e que
nunca foi feito na região”, disse.
A
Paixão de Flávio por HQ é tão grande que em seu trabalho de conclusão do curso
de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia
(UNIR), que ele apresentou no final do ano passado e foi aprovado, ele
pesquisou como as
histórias em quadrinhos dos X-Men usam de elementos ficcionais para retratar o
problema real dos grupos minoritários que sofrem algum tipo de preconceito, a
monografia tem como título “Gene X: uma análise semiótica das histórias em
quadrinhos dos X-Men” é está disponível no Campus de Vilhena da UNIR para
consulta.
Sobre
a trama da HQ Flávio, conta que ela envolve elementos ficcionais baseados nas
lendas que povoam o imaginário dos rondonienses além da participação de
personagens reais da construção da ferrovia. “Busquei dar vida às lendas que
ouvia quando criança sobre os fantasmas dos trilhos, a maldição da ferrovia
entre outras. O objetivo é que esta geração saiba qual foi importância da
Madeira Mamoré para o desenvolvimento do nosso Estado”, alegou. A história dá
conta de que cada dormente da estrada de ferro representa um trabalhador morto
em sua difícil construção. Pela complexidade do empreendimento e contratempos
enfrentados em sua conclusão, a obra recebeu o apelido de “Ferrovia do Diabo”. Na trama, o personagem Percival Farquhar, que
existiu na vida real, vive o vilão que utiliza a ferrovia como obra para
conseguir um exército imortal capaz de dominar o mundo. Para evitar que os
planos de Farquhar se concretizem, o jovem Matheus Rumar, personagem criado por
Godoi, vive o protagonista que é enviado do futuro, mais especificamente do ano
2179, para uma missão na Amazônia, em 1911. Na floresta, Matheus conhece o
caçador de tesouros Vicente Camargo que está à procura dos “Olhos de Diamante”.
Juntos, enfrentam os perigos da selva, como índios canibais, animais ferozes,
seres sobrenaturais e a fúria do poderoso Percival Farquhar. Muita ação e
mistério devem permear as páginas da revista.
Segundo
Flávio, a HQ será uma graphic novel, modelo que possui edição única. Ao todo
serão impressos 500 exemplares da HQ que terá 56 páginas coloridas, a primeira
revista vilhenense de quadrinhos produzida e publicada profissionalmente. Ela
será distribuída gratuitamente nas bibliotecas do município.
Produção
da revista
Todos
os desenhos já foram feitos pela equipe contratada pelo jornalista. Sobre a
equipe Flávio contou que convidou profissionais competentes para por em pratica
esse audacioso projeto. O roteiro contou com colaboração da jornalista Andréia
Machado que é conhecida na cidade por realizar diversos projetos
culturais. Os desenhos nasceram dos
traços de Roberta Godoi, já as artes e cartazes ficam por conta do
designer-gráfico e fotografo Washington Kuipers. A revista foi toda desenhada a lápis em
estilo realista, até setembro, deverão ser coloridos digitalmente pelo
designer-gráfico Fernando Perazzoli.
Sobe
o comando de Flávio que é o autor do roteiro, diretor do projeto, essa equipe
está preparando os últimos detalhes para o lançamento da obra que deve
acontecer em setembro. “O lançamento está previsto para setembro onde na
oportunidade será ofertado um coquetel para a imprensa e convidados”, finalizou
Flávio.
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